AUDIÊNCIA PÚBLICA – ESTUDO E AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS DO 1º QUADRIMESTRE DE 2024

No dia 27 de Maio de 2024, às 8h15 min., foi realizada Audiência Pública no Plenário Ademar Andolhe – Poder Legislativo de Braga/RS. O tema da Audiência foi o Estudo e Avaliações das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2024 e seu devido cumprimento. A Audiência contou com a presença da Comissão de Finanças e Orçamento, sendo presidida pelo Vereador Everaldo Mangini, além de contar com a presença dos Vereadores Adimir Werner Schmitt, Antonio Carlos Ferreira, Ceni Souza Dalpra, Fábio Rocha e Orlando Ricardo Tavares.

Foram apresentadas as Receitas e Despesas do 1º Quadrimestre de 2024. O Resultado Primário e o Nominal acumulado do 1º Quadrimestre de 2024 foram maiores que o Projetado. As despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino foi correspondente a 29,67% da Receita Líquida sobre Impostos e Transferências, ultrapassando o mínimo constitucional de 25%. Os gastos com profissionais do magistério foram de 65,35% da Receita do FUNDEB, sendo que até o final do exercício o município deverá atingir o mínimo constitucional que é de 70%. O gasto com Saúde correspondeu a 13,86% da Receita Líquida sobre Impostos e Transferências, sendo que até o final do exercício o município deverá atingir o percentual mínimo definido em lei que é de 15%. Os gastos com Pessoal levando em consideração os últimos 12 meses atingiu o percentual de 43,55% da Receita Corrente Líquida, ficando assim abaixo dos limites para emissão de alerta. Por fim, concluiu-se que o Resultado Primário e o Resultado Nominal encerraram o 1º Quadrimestre de 2024 com valores acima do previsto, não comprometendo, assim, as condições para o cumprimento das metas estabelecidas e a consequente manutenção do equilíbrio fiscal do município. Com relação aos gastos com saúde e remuneração dos profissionais do magistério, apesar de encerrarem o quadrimestre abaixo do mínimo estabelecido em lei, com certeza este percentual mínimo será superado nos próximos quadrimestres.  O índice de gastos com pessoal até o momento está abaixo dos limites máximos definidos por lei.