CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BRAGA

Plenário da Câmara de Vereadores é denominado “Ademar Andolhe”

Durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (20) o Poder Legislativo de Braga realizou uma homenagem e, através do Projeto de Resolução nº 18/2021,  denominou a nova nomenclatura da Sala das Sessões da Câmara, que a partir de agora leva o nome de “Plenário Ademar Andolhe”.

Com a presença dos familiares do homenageado que residem em Braga, foi aberto um espaço para manifestação de um representante da família, onde fez uso da palavra a filha de Ademar, Professora Simone Andolhe Zimermann. Em discurso estruturado e emocionado (que aliás, também era uma marca do grande tribuno Ademar Andolhe) Simone agradeceu a honrosa homenagem dedicada pelos Edis ao seu pai (in memoriam).

Após ocorreram também manifestações dos vereadores, os quais foram unânimes em seus discursos, elogiando e recordando a bela trajetória terrena deixada por Ademar Andolhe.

 

Histórico de Ademar Andolhe:

Ademar Andolhe pertenceu a uma família de 07 irmãos, sendo estes: Adroaldo de Moura Andolhe (in memoriam); Antônio José Andolhe; Manoel Francisco Andolhe; Paulo Andolhe; Francisco Sales Andolhe e Maria Teresinha Andolhe (in memoriam). Nascido no dia 31 de Julho de 1942, na cidade de Três Passos/RS, filho de Alzira de Moura Andolhe e Américo Andolhe. Casou-se pela primeira vez em 1966 com Ortenila Letícia Andolhe (in memoriam) com quem teve 04 filhos: Simone Andolhe; Raquel Cristina Andolhe; Vitor Hugo Andolhe e Paulo Henrique Andolhe. Posteriormente ao falecimento de sua primeira esposa, casou-se em 1997 com Marizete Borba Andolhe, com quem teve duas filhas Bruna Letícia Borba Andolhe e Giulia Luisa Borba Andolhe.

Professor Ademar faleceu em 2021, aos 78 anos, por conta de complicações do COVID-19, e deixou um legado histórico de muito orgulho para nosso município.

Por toda sua vida contribuiu muito para com o município de Braga, desenvolvendo inúmeros trabalhos e funções de reconhecido valor, como também ao profundo amor que ele dedicava a esta terra. Era um homem muito estimável e reconhecido no município, valorizado e reconhecido pelos seus feitos, tanto na educação, sua grande paixão, que foi onde desenvolveu uma carreira profissional elogiável, como professor e gestor, Diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini, quanto na comunidade católica, no CTG Querência da Saudade, no Conselho

Tutelar, Vereador, Presidente da Câmara de Vereadores, Presidente da ACAMRECE, Patrão do CTG Querência da Saudade, Xirú das Falas, Coordenador da 20ª Região Tradicionalista, Conselheiro Tutelar, Secretário Municipal de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedagogo, Ministro da Eucaristia, Radialista, membro ativo em diversas diretorias da comunidade braguense, atividades que desempenhou com muita dedicação.

Destacamos os seus três mandatos como Vereador do Poder Legislativo de Braga/RS, sendo da 2ª Legislatura – 1973-1977; da 3ª Legislatura – 1977-1982 e da 10ª Legislatura – 2009 a 2012. Ainda, foi Presidente da Câmara por quatro exercícios sendo estes: 1973, 1974, 1979 e 1980.

Ademar sempre foi um homem de bem, companheiro e amigo, como também é inegável o quanto era respeitado, valorizado e reconhecido pelos seus feitos.

Faz jus à homenagem de dar seu nome ao Plenário do Poder Legislativo de Braga, sendo que ele foi “um braguense de sangue e raça”, dedicava ao município de Braga, a “terra prometida”, cantando sua história, suas potencialidades e suas belezas, riquezas e encantos naturais e culturais em uma poesia de sua autoria, comemorativa dos 52 anos de emancipação política e administrativa do município, denominando carinhosamente a cidade como “princesa do céu azul”.

Professor Ademar Andolhe viveu 78 anos com muita energia e vontade de viver, o que fica mais que comprovado por todo seu histórico de conquistas e marcos que ficarão para sempre gravados em nosso querido município de Braga e no coração de todos os braguenses que tiveram a honra de conviver com ele.

Pular para o conteúdo