CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BRAGA

Ouvidoria

Sistemática de Atendimento da Ouvidoria Parlamentar de Braga/RS

A Ouvidoria Parlamentar é um canal de comunicação entre o cidadão e a Câmara Municipal de Braga/RS. Sua missão é compartilhar informações do Legislativo Braguense, colaborando para a transparência das ações e para a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos, que promova a cidadania e a democracia. Essas ações visam fornecer à comunidade a transparência dos processos e procedimentos da administração pública. Para o registro da manifestação (denúncia, reclamação, sugestão ou elogio), não é necessário identificar-se. No entanto, somente demandas identificadas permitem o seu acompanhamento e a obtenção de resposta acerca da análise efetuada. A identificação do manifestante é mantida em sigilo. Todas as demandas serão verificadas. Poderão ser solicitadas informações complementares sobre a demanda caso haja necessidade. As demandas relacionadas a serviços de outros órgãos, como o Executivo, por exemplo, serão encaminhadas a ouvidoria daquele Poder.

Canais de Atendimento

Por E-mail: Preencha o formulário e envie para o e-mail

Pessoalmente: Na Câmara Municipal, de segunda à quinta-feira manhã: das 7h30min às 11h30min, tarde: 13h30 às 17h30min e sexta-feira das 7h30min às 12h.

Ouvidora-Técnica: Valesca Cinara Dalpra Tavares.

Via Correio: Aos cuidados da Ouvidoria Parlamentar. Câmara Municipal de Braga/RS, Rua Humberto de Campos, nº. 525, Centro, Braga/RS – CEP: 98560-000.

Sistema Web (e-Ouv): Clique aqui para acessar o sistema eletrônico de manifestação.

Por Telefone (somente para informações): 55)3559 1274 (horário de expediente)

Acompanhamento de Manifestação

Será gerado um protocolo no Portal da Ouvidoria para as demandas. No caso via postal e e-mail serão respondidos aos endereços residenciais e eletrônicos respectivamente. Por isso é importante que seja indicado um endereço de e-mail válido. Contudo, caso o usuário prefira, o mesmo poderá observar e combinar outra forma de recebimento das informações relacionadas ao tratamento de sua demanda.

Complementação de Manifestação

Essa opção só existe quando o demandante se identifica. Caso o conteúdo da manifestação seja superficial ou evasivo, ficará durante 30 dias na Ouvidoria aguardando Informações complementares, para que, através desta opção, o manifestante possa complementá-la. Vencido este prazo sem a devida complementação solicitada, a manifestação será arquivada.

Sobre o serviço

O que é a Ouvidoria?

A Ouvidoria Parlamentar é mais um canal de comunicação da Câmara Municipal de Braga/RS colocado à disposição do cidadão para comunicação de denúncia, reclamação, sugestão ou elogio. Neste sentido, tendo a comunicação como aliada, a Ouvidoria Parlamentar exerce, portanto, o papel de mediadora e facilitadora entre o cidadão e a Administração Pública, procurando sempre promover uma relação equilibrada e transparente, baseada no respeito e na ética. É sua missão primordial, ouvir, recepcionar e encaminhar as demandas por ela recebidas. As demandas relacionadas a serviços de outros órgãos, como o Executivo, por exemplo, serão encaminhadas a ouvidoria daquele Poder.

Estrutura da Ouvidoria

Compete privativamente ao Ouvidor-Geral exercer as atividades de Ouvidoria Parlamentar na Câmara Municipal de Braga/RS, podendo requisitar documentos, bem como solicitar informações visando a elucidar demandas recebidas pelo Órgão. A Estrutura da Ouvidoria conta com o trabalho de um servidor efetivo, sendo este Ouvidor-técnico, o qual assistirá o Ouvidor em todos as etapas do tratamento da manifestação. Na prática, este servidor é quem operacionaliza todo o trabalho da ouvidoria. O Ouvidor-Geral é eleito pela maioria dos votos em plenário, sendo esta eleição feita anualmente. Disposição completa pode ser encontrada no Regimento Interno da Casa, no Capítulo II – DA OUVIDORIA PARLAMENTAR. (no site: Publicações Legais > Regimento Interno).

Atuação da Ouvidoria

A Ouvidoria Parlamentar recebe e registra denúncias, reclamações, sugestões ou elogios sobre a atuação do Poder Legislativo. As demandas relacionadas a serviços de outros órgãos, como o Executivo, por exemplo, serão encaminhadas a ouvidoria daquele Poder. Além disso, a Ouvidoria Parlamentar visa assegurar ao demandante que o sigilo seja mantido.

O que esperar da Ouvidoria Parlamentar
– Escuta atenta, receptiva e imparcial sobre a denúncia ou demanda apresentada;
– Confidencialidade e sigilosidade no recebimento e tratamento da denúncia ou demanda, bem como nas orientações eventualmente fornecidas;
– Verificação e identificação das alternativas ou possíveis opções para avanço na demanda ou questão apresentada;
– Acolhimento de denúncias, em caráter anônimo ou não, para questões atinentes aos atos administrativos cometidos;
– Encaminhamento para apuração – da veracidade – das denúncias ou demandas recebidas, informando posteriormente aos demandantes o resultado da averiguação ou outras providências cabíveis.

Regulamentação da Ouvidoria Parlamentar

A regulamentação da Ouvidora Parlamentar está prevista no Regimento Interno do Poder Legislativo de Braga/RS (inclusão feita pela Resolução nº. 018/2019).
A Ouvidoria efetuará um Relatório Anual sobre as demandas existentes naquele exercício.
Acesso aos Relatórios da Ouvidoria (clique no ano para abrir)

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